sábado, agosto 19, 2006

नमस्ते - Namasté

Namasté, a diferença entre mundos.
Esta palavra indiana tem para os ocidentais o sentido de "olá", de cumprimento no entanto para os povos do sul da Ásia tem um sentido de amplitude bastante diferente:
  • O Espirito em mim encontra o mesmo Espirito em ti
  • Saúdo o lugar onde Eu e Tu somos um
  • Saúdo a luz de Deus em ti
  • Curvo-me perante o Divino em Ti
  • O Deus em mim saúda o Deus em ti

Esta diferença de significados mostra claramente a diferença entre estes dois mundos - ocidental e oriental e explica também porque estamos a fundir-nos culturalmente. O mundo da Razão e o mundo do Espiríto precisam de coabitar no mesmo lugar, ou seja, Namasté - reconhecer que Razão e Espirito coabitam no mesmo lugar - em Nós, e que devemos reconhecer a importância de cada um deles, sendo os dois igualmente importantes no crescimento do homem.
Sinto que há falta, na nossa cultura, de um cumprimento de igual intensidade, de respeito tão profundo que revela a alma de ambos e não coloca uma qualquer acima da outra.
Namasté

1 comentário:

Jeff . disse...

Olá, não sei o seu nome nem te conhecço mas gostei muito da postagem... Tenho um blog também, se quiser é só clicar ok? ABraço. Jeff Qual é seu nome?