domingo, agosto 20, 2006

Falar

"Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus;
porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. "
1 corintios 14:2

1 comentário:

Dinis disse...

Já assisti aos cultos de alguns evangélicos, e muitas vezes eles falam de uma língua que não se percebe. Eles dizem-me que a língua que falam não é para os homens perceberem mas para Deus e que só aqueles que foram inspirados pelo Espirito Santo é que conseguiram falar nessa língua. Muito provávelmente eles basearam neste versículo de S. Paulo para justificar aquele linguagem misteriosa.
No entanto, se continuamos a ler o mesmo capítulo, no versículo 6 S. Paulo diz-nos assim:
"Queridos irmãos, ainda que eu próprio viesse ter convosco falando-vos numa língua que não percebessem, como é que vos poderia ajudar? Mas se vos disser com toda a simplicidade o que Deus me revelou, e vos relatar aquilo que sei, e aquilo que há-de acontecer, e enfim todas as grandes verdades da palavra de Deus, isso é que vos poderá ajudar."

E mais em frente (versículo 14 e 15) ele diz o seguinte:
"Porque se eu orar em línguas, o meu espírito está a orar, mas no meu pensamento eu não sei o que estou a dizer.
Pois bem, que devo então fazer? As duas coisas: orarei no Espírito, e orarei com palavras que eu entendo; cantarei no Espírito e cantarei com palavras que eu entendo."


Ou seja, está escrito na Biblia de que não é importante (se calhar nem aconselhável) falar em línguas que ninguem entende, mas sim, falam em línguas que todos (nós inclusive) entendam.