segunda-feira, agosto 11, 2008

Dies Hodie

Ciclicamente vamos tendo umas ondas de histeria, pânico, relacionadas com adventos apocalípticos que estão em curso ou que irão "cursar". Desde sempre, este tipo de atitude esteve presente no homem e porquê? Porque faz parte do seu ser não assumir a sua responsabilidade no aqui e agora, é sempre mais fácil culpar o negativismo exterior ou as forças ocultas que polulam pelo mundo a tentar-nos.
Não nego a energia negativa nem que algo exterior nos influencie e perturbe mas creio que este é o tempo em que o homem se deve assumir como ser responsável, pelos seus actos isolados e pelos da sua sociedade, pois a ela pertence.
Outra razão deste tipo de histeria existir é também a necessidade de uma morte súbita, fulminante, de tudo para que haja um renascer "sem pecado" ou pior ainda, para que todos os "pecadores" pereçam para que somênte o mundo seja dos cordeiros.
Se pensarmos bem, fazemos parte de um sistema lindíssimo que é a vida e nela, todos têm lugar, ou será que estamos à espera que a Terra vire um paraíso sem micróbios e bactérias?
Não creio que este seja o tempo das lamentações e dos augúrios mas sim o tempo de fazermos pela vida e, essencialmente, vivermos. Todos os dias são especiais e a todos os segundos podemos fazer a diferença, não apenas em datas com números sonantes.
Meditem sobre isto.