segunda-feira, junho 30, 2008

Podem as coisas simples...

Podem as coisas simples tornar-nos mais simples?
Não necessariamente, o que podemos fazer é ter uma predisposição para tal mas somente no momento em que nos soubermos definir, aí sim o nosso caminho para a simplicidade se torna mais concreto.
Ser simples não é uma atitude ou aparência exterior, é um processo e vivência interior que acabará por se tornar desvelada ao que nos rodeia.

quinta-feira, junho 19, 2008

Autocentrado

Em muitas situações encontramos a referência de alguém que se diz ou a quem atribuimos a conotação de "autocentrado":
"O "eu" autocentrado tem também necessidade de se opor, resistir e excluir para manter a idéia de separação da qual depende a sua sobrevivência. Assim, ele coloca "eu" contra "os outros" e "nós" contra "eles"."
Eckhart Tolle

Ter um eu significa que somos autocentrados. Ser autocentrado — e, portanto, em oposição a coisas externas — é ser ansioso e ficar preocupado consigo mesmo, é reagir de imediato com aspereza, quando o meio externo se nos opõe. Ficamos aborrecidos facilmente. Sendo autocentrados, ficamos muitas vezes confusos. É assim que a maioria das pessoas vivência a própria vida.
Charlotte Joko Beck (budismo)
A preocupação exclusiva com o Eu transporta-nos para um mundo egocêntrico se os nossos motivos são os da satisfação mas, ser um "Eu centrado" é saber qual o lugar que nos cabe nesta realidade presente, sabendo fluir nas situações, estando a cuidar dos nossos variados corpos e não fugindo à exigência da nossa evolução com a desculpa que devemos antes ajudar os outros a evoluir.
Centrar no interior, no templo do nosso ser e a partir daí contemplar e viver é ter a garantia de uma plenitude acima de qualquer procura externa.