domingo, maio 25, 2008

Respeito


O respeito parece ser das coisas mais óbvias do mundo, é tão óbvia que não nos damos ao trabalho de saber a sua definição e muitas vezes de não a vivermos. Podemos respeitar os outros mas sem respeito a nós próprios, de nada servirá. Unicamente nos respeitando, permanecendo no centro do nosso Ser, podemos ter o discernimento necessário para respeitar os outros.
Este é um princípio que nada tem de simples, antes requer muito trabalho.

quarta-feira, maio 21, 2008

Encontro Interior

"Em lugar de deixardes o campo livre à vossa natureza inferior, opondo-vos constantemente aos outros e discutindo com eles a propósito de tudo e de nada, aprendei a discutir com todas as entidades tenebrosas que habitam em vós. Essas entidades que arrastais convosco há reencarnações e que acabaram por se incrustar como maus hábitos, deveis convencê-las a calarem-se. E, ao mesmo tempo, apelai à vossa natureza superior para que se manifeste através de todas as entidades sábias e esclarecidas que também vos habitam. Deixai-as falar e aceitai as suas boas sugestões; elas ser-vos-ão úteis a vós e aos outros.
Há muitas pessoas que dizem que querem ser úteis aos outros! Mas os bons sentimentos e as boas intenções não bastam. Aquele que quer ajudar os outros deve tornar-se um condutor da vida divina e, para isso, desembaraçar-se de tudo o que nele pode atrair forças obscuras."
Omraam Mikhaël Aïvanhov
É fabuloso este trabalho de visita interior, muitas vezes duro, pesado, doloroso mas se eu quero crescer então devo enfrentar e abraçar tudo o que em mim me perturba. No fundo é tudo uma grande ilusão, abraçando, dando amor a um problema é iluminá-lo e torná-lo tão leve como uma pena.

segunda-feira, maio 19, 2008

O Divino na vida

Expandindo-me para o universo encontrei em mim a verdadeira essência que por segundos me deu o tempo de uma vida, em conhecimento e paz.
Pelo exterior podemos chegar ao interior, pelo interior podemos chegar ao interior, por último, tudo é parte do que somos e assumindo essa verdade a vida pode ser experienciada como algo de divino.
Aqui está a alegria de caminhar, de saborear a vida, de assumir os fracassos como algo que nos guia pelos sucessos, tudo isso é viver e quanto mais livre está o nosso coração e a nossa mente mais pleno está o nosso espírito, pois cumpre o que Ele É.

No Eu

Estar centrado no Eu, ao mesmo tempo que ligado ao Divino.
Executar o mudra Kureba no instante de uma questão.
Serenar os pensamentos, abrandar os objectivos.
Compreender e sentir o que nos faz Bem.
Isto é encher um copo, um templo, que nos faz plenos e tudo isto é em nós, no Eu.

quinta-feira, maio 15, 2008

Ao sábio

"Aquele que vê todos os seres em seu próprio eu,
E seu próprio eu em todos os seres,
Perde todo o medo.
Quando um sábio percebe essa grande unidade
E seu eu já se tornou todas as coisas,
Que ilusões, que tristezas podem se aproximar dele?"

Isa Upanishad.

sexta-feira, maio 09, 2008

Tudo começa num ponto

quarta-feira, maio 07, 2008

Tomar posições

Será naife encarar a vida apenas como algo tudo cor-de-rosa, ou tudo negro.
Será catastrófico querer manter apenas um lado, preferindo esquecer o outro que também se é.
Assumir o estado neutro, é permanecer impermeável e objectivo numa situação, sabendo ver o que para nós, em determinado período, será bom e optar por tal, assumindo a responsabilidade do que escolhemos.

terça-feira, maio 06, 2008

Compromissos

Muitas vezes aceitamos compromissos, outras até os marcamos sem ter a verdadeira vontade de os cumprir e porquê?
Provavelmente devemos escutar o nosso interior sobre esse compromisso, talvez o queiramos marcar ou desmarcar para resolver ou fugir de algo. Para isso temos que ter a força de dizer sim e o poder de dizer não se na nossa introspecção virmos que o compromisso será algo de prejudicial a alguma das partes. No entanto, devemos estar atentos se não será antes a preguiça ou a incapacidade de aceitar o confronto que nos leva a adiar, o que se calhar nos traria grandes mudanças.
Um compromisso torna-se simples, se ambas as partes o forem.