terça-feira, abril 29, 2008

O confronto é positivo

Após a análise de vários momentos da minha vida e da vida de outros, vejo que as questões são sempre levantadas ou por problemas de comunicação ou pela (in)capacidade de "confronto". Confronto este que é a nossa reacção a estímulos que em nós ficaram gravados, numa memória reactiva e pouco acessível. Daí os alquimistas falarem no VITRIOL, na decantação do Ser, no aprimoramento da jóia interior, daí Jesus ter falado no "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei".
Aumentar a capacidade de confronto significa (auto-)conhecimento, responsabilidade e controlo sobre o que somos. Ter a capacidade de confrontação é estar preparado, confortavelmente, para todas as acções e reacções mantendo uma postura tranquila, observadora e sábia.

domingo, abril 27, 2008

Anjo Guardião da Responsabilidade

"A sua tarefa especial é a de reconhecer a importância da sua actuação como ser humano, na sustentação dos valores espirituais mais elevados. Aquele que através dos seus actos, segura o mundo com ambas as mãos com dedicação e firmeza, torna-se um pilar para a criação de um mundo melhor."

Pela responsabilidade de um mundo melhor, vale a pena fazer o que se deve fazer. Muitas vezes se descura esse trabalho em prole de algo que achamos ser melhor mas o que é facto é que uma vez o apelo feito, uma vez o caminho começar a ser percorrido, já não há volta a dar e quem se considera consciente, humano, espiritual, deve começar, o mais cedo possivel, o trabalho de abraçar a vida, curando o planeta, os que o rodeiam e a si próprios. Para curar, não é preciso ser médico, basta Ser o que se É.

quinta-feira, abril 24, 2008

Martha Graham

O caminho fácil

O princípio de "Occam's Razor" enumera que "as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário", ou seja, tudo o que se torne excessivo e desnecessário para uma solução deve ser eliminado. Este princípio, aliado a outros tantos ou tantos ditos, apela a nossa atenção à capacidade de relativizar, de compreender as coisas até ao nível que nos cabe compreender, aceitando e integrando o sentimento que advém das situações como algo de natural.
A pergunta "mas porquê?", que tanto nos persegue, tanto pode ser nossa aliada na construção de um projecto sábio como base pântanosa por onde nos afundaremos.
Por isso, o caminho fácil, pouco tem de "fácil", se quisermos ir além do autismo da ignorância do que somos. A confrontação constante entre o Ego e a Alma, a indiferenciação entre um e outro, a falta de projecção de futuro e integração de tudo o que é vida, leva-nos a perder o tesouro que somos e o tesouro que os outros são, porque no fim, o caminho fácil só é bom quando todos o podem percorrer.

quinta-feira, abril 17, 2008

Uma centelha


Todo incêndio
Começa com uma fagulha,
uma fagulha incandescente
que irradia seu calor, sua luz...
Uma centelha de luz que nos desperta
ou nos destrói
……
Vela pelos teus pensamentos
Eles iluminam,
mas eles também podem turvar o mundo
……
Toda a manhã
busca a centelha, a fagulha, o lampejo
que faz arder em ti o dia…
Não nascemos apenas para ver as coisas
mas para ver o dia onde nos aparecem as coisas...
muitos morrem sem jamais terem “visto o dia”
Jean-Yves Leloup

segunda-feira, abril 07, 2008

Não vai acabar

Se alguém te disser que o mundo vai acabar em 2012, pergunta-lhe o que vai fazer para que tal não aconteça. As histerias têm que parar nalgum lado.
Apesar do calendário Maia acabar em 2012, não quer dizer que o mundo acabe e o que vamos fazer se o mundo não acabar? E o que faremos se acabar antes?
O melhor mesmo é viver e ajudar o próximo e o planeta a viver, antes de entrar em circuitos de auto-destruição programada.
Outro ponto, é que é preciso ter algum cuidado com as ditas comprovações científicas das profecias, porque basta alterar algumas palavras ou truncar umas frases, para que tudo tenha o sentido que se queira dar, como por exemplo, aproveitam-se do eclipse solar de 11 de agosto de 1999 para mostrar como a guerra do Kosovo e Iraque aconteceu e que o mesmo pode acontecer no Paquistão e India, ora esse eclipse começou na costa oriental dos Estados Unidos (passou por Portugal) e terminou no Norte da India. Passou por muitos países, não só pelo Kosovo ou Iraque, será que a guerra também não acontecerá em Portugal, por essa lógica de ideias?
Por isso, ao invés da histeria e do tempo que se consome com essas ideias o melhor seria crescermos, como indivíduos, como seres humanos e se um dia partirmos, que é uma das certezas que temos, então que seja de consciência tranquila e feliz.

domingo, abril 06, 2008

Metade