sexta-feira, fevereiro 29, 2008

O erro

Errar não é nada, excepto se nos continuarmos a lembrar disso.
Confúcio.


O erro faz tanto parte da nossa vida quanto tudo o que fizermos de certo. Sem trevas a luz não se conhece, sem erro a verdade não cresce.
Dizer isto não é deixar cair no laxismo algo que se fêz mas antes, não cair no desespero das coisas que fizemos por ainda sermos como "crianças". Devemos aceitar os nossos tempos, as nossas idades, assumindo tudo o que fizemos, integrando, decantando, solidificando tudo até ao momento presente, que apenas é um passo no caminho.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Aprendizagem na dor

Alguém diria que a dor física ultrapassa a dor emocional e é verdade. Mas sempre que estamos em dor, o que devemos fazer? Tomar analgésicos? Esquecer a dor?
A dor faz parte da nossa vida, assim como a alegria, excluir uma delas é querer viver sempre em cima de uma onda, esperando, tendo a expectativa de que ela nunca acabe. Uma das certezas da vida é que nada é constante, apenas a mudança interior resulta numa maior capacidade de entendimento às mudanças e a uma melhor resposta a estas.
Por isso, enquanto estava em dor o que pensei e senti?
Pensei que ela iria passar mais hora menos hora, por isso não vivi apenas aquele momento como se nada mais existisse, soube ter esperança e entendimento das circunstâncias e da realidade.
Senti a dor mas permiti-me sentir o que considero acima de todas as coisas e também isso me ajudou a superar, soube ter uma consciência mais atenta e manter uma ligação a Deus sem queixume.
A dor traz-nos lições e uma hora pode mudar uma vida.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

No tempo

Se olharmos para uma montanha de longe, veremos que a montanha não se move, não muda, por si mesma. Pode ter neve, pode não ter, pode ter árvores ou não ter mas, de longe, parece não mudar.
No entanto, se olharmos atentamente, de perto, com atenção, veremos que algo de que ela é feito, mudou. Que o traço singular é agora mais angular, que o sítio que parecia cheio de arestas tem apenas elevações gastas pelo tempo.
Assim é connosco, o tempo vai-nos moldando e quanto mais de perto olharmos, mais veremos as diferenças que ele nos fez. Para isso, é preciso estar atento, vivendo cada dia como o dia que é, absorvendo e resolvendo os momentos, todos eles.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Coptas

Divinizar o homem

Muitas vezes torna-se fácil humanizarmos o Divino, trazermos a nós o que achamos estar além de nós, dando-lhe forma, características, pensamentos, vontades, fazemos o Divino à nossa imagem e semelhança mas, na verdade, deviamos exercitar exactamente o contrário, divinizar o homem, não no aspecto de enaltecer o que o torna pequeno mas sim o que o torna como Ser. Aproximarmo-nos do divino pela nossa parte nele, é como afirmar o nosso lugar na pulsação da vida.
O homem divino ou o divino homem É e não precisa de mais para compreender ou sentir.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Crescimento

"Não procures a perfeição mas sim o crescimento" (John Powell)
A busca pela perfeição faz-nos olhar para todas as coisas de forma crítica, ansiosa, sempre pesando nos nossos ombros com intolerância e, muitas vezes, ignorância.
O crescimento traz-nos a liberdade do auto-conhecimento, da sustentabilidade, do afecto e compreensão.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Dar o passo atrás

Sempre que estiveres confuso, dá um passo atrás.
Digere, medita, reflecte, esvazia-te de todo o universo para que novamente e de forma mais compreensiva ele ocupe espaço em ti.

domingo, fevereiro 10, 2008

Djwhal Khul

" Nada debaixo do céu pode parar
o processo da alma humana
na sua longa peregrinação
da escuridão para a luz,
do irreal para o real,
da morte para a imortalidade
e da ignorância para a sabedoria."
Djwhal Khul

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Na potencialidade

Viver entre a potencialidade e a realidade traz um caminho de longos passos.
A forma como olhamos os outros, depende do coração com que os vemos ou com que mente os interpretamos.