segunda-feira, setembro 11, 2006

Vida

Todas as vidas são passadas, esta é uma vida passada, que vida vivemos?
Tudo é ilusão?

sexta-feira, setembro 08, 2006

Tempo

Não corras atrás do passado, nem procures pelo futuro; o passado foi-se e o futuro ainda não veio.
Observa, porém, com clareza, neste exacto instante, aquilo que existe agora, e então vais descobrir e vivenciar um estado de mente silencioso e imóvel.
Buda

Sobre os fenómenos

-Senhor, não acho que esteja a progredir nas minhas meditações. Nada vejo e nada ouço, disse um estudante.

Paramahansa Yogananada respondeu-lhe:“-Busca Deus por amor a Ele próprio. A percepção suprema é sentí-Lo como Bem-aventurança brotando das suas infinitas profundezas. Não anseies por visões, fenómenos espirituais, nem por experiências emocionantes. O caminho para o Divino não é um circo”.

Convencionalismos

Um dervixe (místico árabe) de idéias convencionais, enquanto caminhava pela margem de um lago, escutou outro dervixe a fazer a sua oração de forma incorreta. Considerando que era seu dever corrigir uma pessoa que provavelmente estaria a fazer o melhor para sintonizar a idéia contida no som, o dervixe alugou um barco e remou até a ilha de onde vinha a oração.
Ali corrigiu o outro dervixe, que lhe agradeceu, e voltou para sua margem, satisfeito por sua boa ação.
Afinal, diz-se que o homem que pode repetir as fórmulas sagradas de forma apropriada poderá inclusivé andar sobre as águas. Enquanto assim pensava, ele teve uma estranha visão: desde a ilha, o outro dervixe vinha caminhando sobre a superfície do lago. Irmão, disse-lhe ao chegar, desculpe o incómodo, mas voltei para te perguntar pelo método convencional de repetição que me ensinaste porque é muito difícil de guardar”.