segunda-feira, agosto 21, 2006

De interior

O calor de uma chama é mais intenso no seu interior que no exterior, assim também nós somos mais quentes quando do nosso interior é acesso o fogo que se apaga pelo exterior.Pelo fogo moldamos o ferro da nossa personalidade e no ar frio da vida permanecemos a sua forma. Das fagulhas criamos incêndios em fornos apagados e o chumbo transforma-se em ouro quando assim o conseguirmos ver.

domingo, agosto 20, 2006

Escadas

Jacob era um homem, como todos os homens mas um dia sonhou.Teve um estranho sonho sobre escadas e sobre Deus e de facto subiu 72 degraus até ao paraíso mas também teve que os descer. É uma lição de vida, as escadas servem para subir e para descer e a vida é plena de escadas. O mais interessante é que ao subirmos umas estamos a descer outras.Só os anjos têm asas e sobem e descem sem escadas e também os seus pés não se magoam nas pedras.

Falar

"Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus;
porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. "
1 corintios 14:2

sábado, agosto 19, 2006

Caminhos

O padre Vasco Pinto de Magalhães reuniu em livro a sua colectânea de textos, ao longo de um ano, a que titulou de "não há soluções, há caminhos".
Em relação a caminhos, não interessa quantos conhecemos, quantos são mais curtos ou mais agradáveis, isso é subjectivo e próprio a cada um pois o caminho é sempre, primeiramente, de trabalho interior. Por isso, conhecer os melhores caminhos não significa saber o que é melhor para os outros ou não significa que tenha percorrido o que é importante também para outros, não é caso para vanglória ou mestrado mas sim, uma oportunidade para reconhecer que todos nós temos algo a percorrer e que mesmo a meio, no início ou no fim, podemos mudar de caminho, de direcção e sentido.

नमस्ते - Namasté

Namasté, a diferença entre mundos.
Esta palavra indiana tem para os ocidentais o sentido de "olá", de cumprimento no entanto para os povos do sul da Ásia tem um sentido de amplitude bastante diferente:
  • O Espirito em mim encontra o mesmo Espirito em ti
  • Saúdo o lugar onde Eu e Tu somos um
  • Saúdo a luz de Deus em ti
  • Curvo-me perante o Divino em Ti
  • O Deus em mim saúda o Deus em ti

Esta diferença de significados mostra claramente a diferença entre estes dois mundos - ocidental e oriental e explica também porque estamos a fundir-nos culturalmente. O mundo da Razão e o mundo do Espiríto precisam de coabitar no mesmo lugar, ou seja, Namasté - reconhecer que Razão e Espirito coabitam no mesmo lugar - em Nós, e que devemos reconhecer a importância de cada um deles, sendo os dois igualmente importantes no crescimento do homem.
Sinto que há falta, na nossa cultura, de um cumprimento de igual intensidade, de respeito tão profundo que revela a alma de ambos e não coloca uma qualquer acima da outra.
Namasté

sexta-feira, agosto 18, 2006

O começo da Jornada

Lao Tsé disse outrora que a jornada de um quilómetro começa com um passo. A vida de um Homem começa com um choro e termina com um suspiro, no espaço entre os dois percorremos incontáveis segundos que nos parecem, umas vezes, intermináveis e noutras, céleres.
De facto temos a certeza de muito poucas coisas, ou praticamente nada, nem mesmo temos a certeza da nossa mortalidade a não ser quando ela chega ou quando começamos a dar relevo à decaída do nosso corpo.
Do princípio ao fim, cumprimos as nossas obrigações sociais mas há quem se sinta descontente, quem ache que o racional não explica tudo, muito menos o que se passa dentro de nós, há quem ache que a filosofia também não explica tudo e então, um dia, o homem confronta-se com ele próprio e aí começa a jornada, à descoberta de si.